Cachos x Coloração – Tudo que você precisa saber antes de mudar a cor do seu cabelo crespo!

Postado na categoria Blog Bula Beleza

Os cabelos crespos e cacheados são mais sensíveis e fragilizados por natureza. A oleosidade natural dos fios tem mais dificuldade de chegar às pontas e o cabelo é bem mais delicado que o cabelo liso. Colorir o cabelo é um processo químico que mexe com a estrutura do fio e pode causar danos severos à fibra capilar. Então já deu pra perceber que a relação cachos x coloração muitas vezes é meio tensa, né?

Mas isso não quer dizer que as crespas e cacheadas não podem pintar o cabelo! Você só precisa preparar bem os fios e tomar alguns cuidados ;)


Antes de pintar o cabelo, observe bem como estão os seus fios. Eles estão quebradiços, ásperos ao toque e ressecados? Sinal vermelho! Se você pintar o cabelo nessas condições é bem provável que o dano seja irreversível: Os fios podem ficar elásticos e você pode perder os cachinhos.

Antes de partir para a coloração, é melhor tratar. Comece pela hidratação, que é a base de todos os tratamentos capilares. Em seguida monte um cronograma capilar para deixar os fios bem saudáveis! (Se você não sabe como fazer o cronograma, dá uma olhada nessa material que postamos aqui no blog).



Lembre-se de conversar com o seu cabeleireiro sobre os produtos que ele usa na coloração. Fale sobre as fragilidades do seu cabelo e peça para que ele use um método que seja o menos agressivo possível. Alguns fios precisam ser descoloridos, outros não. Vai depender da cor e da estrutura do seu cabelo e do resultado que você deseja atingir. Mesmo assim, existem no mercado várias colorações que já têm tecnologia para não agredir tanto os fios – e algumas que têm ótimos tratamentos pós tintura, que começam a recuperar o cabelo ainda no salão.

Se você já teve experiências ruins com descolorante anteriormente, peça para o cabeleireiro fazer um teste em uma mecha escondida, mais próxima à nuca. Veja como o cabelo reage, se quebra, se o cacho fica deformado... É uma boa para quem já passou por uma experiência ruim e quer ter um pouco mais de segurança antes de pintar o cabelo inteiro.

Não esqueça de pedir uma hidratação logo após a coloração. Esse primeiro tratamento é importantíssimo para você não voltar pra casa com o cabelo super áspero.

Passado o procedimento no salão é hora de dar continuidade em casa! Nos primeiros dias o seu cabelo pode estar ressecado e até um pouco elástico por causa da tintura. É hora de investir na reconstrução, que vai repor massa capilar. Procure por mascaras que contenham queratina e faça a reconstrução com um intervalo de, pelo menos, 15 dias entre uma e outra. Intercale a reconstrução com hidratação e em pouco tempo seus cachinhos voltarão ao normal!

Ficou alguma dúvida? Marque um horário no Café Salão pra conversar com a gente! :)

 

Cabelo ressecado e sem forma após o big chop? Pode ser scab hair!

Postado na categoria Blog Bula Beleza

Para muita gente o Big Chop não é o fim da transição capilar e, mesmo depois de cortar toda a parte alisada, o cabelo ainda continua com um aspecto estranho. Isso pode acontecer devido a vários fatores, mas o mais comum é o Scab Hair.

A expressão “scab hair”ganhou fama na internet graças às blogueiras gringas que passaram pela transição e narraram em seus blogs. O termo quer dizer algo como “cabelo em cicatrização” e as meninas o usam para definir um cabelo de aspecto áspero, poroso e sem forma, que pode aparecer logo após o big chop.

De tanto aparecer em posts de blogs e na experiência pessoal de tantas crespas, o scab hair passou a ser estudado e dividir opiniões. Alguns estudos apostam que ele não existe, pois a química não age no bulbo dos fios e não tem poder de mudar a estrutura do fio que ainda vai nascer.

Mas outros estudos apontam que a química pode causar feridas e queimaduras no couro cabeludo e na pontinha dos fios que estão para sair. Sendo assim eles já nascem com as pontas super danificadas - por isso é tão comum o scab hair aparecer no topo da cabeça.

O fato é que é muito comum que isso aconteça e identificar o problema é a primeira parte para o tratamento. Nem todo cabelo ressecado é scab hair, então você tem que observar bem se o problema não é somente um ressecamento comum ou um bad hair day.

Mas, digamos que você identificou essa massa de cabelo disforme na sua cabeça, esperou uns dias finalizou de forma diferente e nada mudou. O que fazer?

A melhor notícia é que o scab hair é passageiro. Essa parte do cabelo estava muito próxima à raiz quando você fazia alisamento e agora ela já está nas pontas. Com mais alguns cortes você estará totalmente livre dela!

Enquanto isso, faça umectações com óleos vegetais massageando bem a raiz para que o seu cabelo cresça mais forte e saudável. Hidratar os fios também é importantíssimo e aqui, mais uma vez, destacamos a importância do cronograma capilar.

Por ultimo, muita paciência! Foram anos de química, então é mais do que natural que seu cabelo precise de um tempo pra se recuperar :)

 

 

 

 

 

Cortei! E agora? – Como cuidar cuidar do cabelo depois do Big Chop

Postado na categoria Blog Bula Beleza

Você passou pela transição, se preparou para o corte, encarou a tesoura, mandou o alisamento embora, mas… O seu cabelo ainda não está exatamente como você esperava? Saiba que isso é super normal e acontece com (quase) todo mundo!

A primeira coisa que você tem que levar em consideração é que o processo de recuperação do cabelo não termina assim que você elimina as postas lisas. Estudos mostram que a química alisante, quando usada durante longos períodos, penetra no bulbo capilar e “adoece” os fios antes mesmo que eles comecem a crescer. Então vai demorar ainda algum tempo para que o seu organismo se livre por completo das consequências dos alisamentos. Isso varia de pessoa para pessoa. Algumas saem do Big Chop com o cabelo incrível, outras demoram um tempo a mais para recuperar toda a beleza do cabelo natural.

O importante é entender que o processo tem várias fases e se permitir viver cada uma delas sem martírio. E tem algumas coisinhas que podem ajudar…

Já falamos sobre Cronograma Capilar aqui e até deixamos um link para você baixar o seu arquivo e montar o seu próprio cronograma. Ter esse esquema de tratamento vai te ajudar a não esquecer dos cuidados que o seu cabelo precisa. Hidratação é a base de tudo. Depois dela você pode testar também umectação e reconstrução e ver como o seu cabelo reage.

Monte o seu cronograma colocando o seu tratamento preferido pelo menos uma vez por semana. Não esqueça de eliminar shampoos que ressecam muito o cabelo e de procurar um leave-in bem hidratante par ate acompanhar no dia a dia. Assim o cabelo vai crescendo mais forte e saudável e em breve estará na sua melhor fase!

Encontrar a melhor maneira de finalizar o seu cabelo vai demandar tempo, paciência e MUITOS testes. Existem várias maneiras de finalizar e você deve testar de tudo até encontrar o que dá certo pra você. Procure vídeos no Youtube, leia blogs, encontre meninas com o cabelo parecido com o seu e observe o processo que elas fazem nos fios. Depois teste tudo no seu cabelo, sem preguiça! Cada vez que você molhar o cabelo, tente uma finalização diferente, até encontrar aquela que é perfeita pra você.

E lembre-se: Com o tempo o seu cabelo vai mudar e a maneira de finalizar vai ter que mudar também. Então nada de preguiça ou desânimo… Sinta a textura dos seus fios, passe a mão, experimento coisas novas… Afinal, ninguém melhor que você para conhecer o seu próprio cabelo!

Sabe aqueles dias em que você não consegue arrumar o cabelo de jeito nenhum? Eles são ótimas oportunidades para usar lenços, turbantes, tiaras, presilhas e outros adereços. Experimente acessórios diferentes e coisas que você nunca usou antes. Esta fase é ótima para descobrir coisas novas e explorar essas possibilidades vai dar um up na sua autoestima!

Seu cabelo está se modificando a cada dia e o melhor é que, independente de como ele está agora, ele vai crescer e essa fase vai passar! Curtir cada momento e perceber as mudanças no seu cabelo é indispensável para que você entenda a dinâmica dos seus fios, como eles se comportam e qual a melhor maneira de cuidar deles :)

 

 

 

O Dia da Mulher e o empoderamento através da beleza

Postado na categoria Blog Bula Beleza

O ideal de “beleza” foi tão usado para oprimir e controlar as mulheres, que parece até contraditório falar de libertação e empoderamento através da beleza. Mas basta um olhar mais atento ao momento atual para perceber que as mulheres estão sim tomando o controle dos seus próprios corpos – e das suas vidas! - através da autoestima e da beleza natural.

Descontruir padrões, aceitar o diferente e ser feliz com o que você vê no espelho é uma grande vitória. O Café Salão sempre se preocupou em celebrar a diversidade e a gente se orgulha muito de ser uma referência na cidade quando se fala em cabelos crespos e cacheados, transição capilar, big chop e beleza natural.

Acreditamos que uma mulher segura com a sua aparência tem muito mais força para lutar pelos seus ideais e nós adoramos fazer parte disso!

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, queremos reforçar que nenhum padrão pode diminuir a sua força. Que você não precisa ser igual ao que vê na mídia para se sentir feliz. Que todas as mulheres são lindas e poderosas com as suas diferenças e particularidades. Que o que você tem diferente é o que te faz única e que o Café Salão estará sempre aqui par ate ajudar a encontrar essa mulher incrível que mora aí dentro!

E pra quem quiser conversar sobre mais isso e trocar ideia com mulheres incríveis, vai ter um evento super bacana hoje, na Casa da Ribeira! O Empodera vai ter show de Camila Masiso, performances, rodas de conversa... E eu estarei lá falando sobre empoderamento através da beleza. Começa às 18h e a entrada é gratuita! Vamos?

 

 

 

Como se preparar para o Big Chop e evitar decepções

Postado na categoria Blog Bula Beleza

A Transição Capilar é um período bem complicado para a maioria das pessoas. Parar de alisar o cabelo significa mudar totalmente a sua autoimagem, passando por um período de muita incerteza - já que muitas vezes a pessoa nem lembra como era o cabelo antes da química. E, mesmo que lembre, não há garantia de que os fios voltarão a ser daquele jeito. A única garantia que se tem é que vem aí uma vida muito mais saudável, livre de químicas, e um reencontro com a sua essência, com a sua beleza natural.

E é claro que passar por tudo isso vale a pena! A sensação de liberdade pós Big Chop é indescritível! Então se você está nessa fase da Transição Capilar, já se preparando para encarar a tesoura, preste atenção nessas cinco dicas para fazer com o seu BC seja um grande sucesso...
Passar pela transição fazendo escova e chapinha não é uma boa ideia. O cabelo que está nascendo virgem deve ser estimulado como um cabelo natural e não sofrendo agressões físicas na sua estrutura natural. A escova e a chapinha em excesso causam ressecamento, quebram o cabelo e deixam os fios com aspecto espigado. Nós sabemos que é difícil conviver com as duas texturas, mas alisar a parte que está nascendo, mesmo que sem química e só usando processos mecânicos, vai estragar todo o potencial do seu cabelo natural!

Voltar ao cabelo natural é também um processo de autoconhecimento e reencontro consigo mesma. Ao voltar à sua infância ou adolescência e revisitar o seu cabelo natural, você vai entender porque começou a alisar, quais eram as sua dificuldades, como era o seu cabelo e como você pode cuidar dele HOJE, com os recursos, o conhecimento e a maturidade que você tem AGORA.

Lembre-se que o cabelo que mais combina com você é o que nasceu contigo! Ver mil vídeos daquela blogueira que tem um cabelo que você acha incrível – mas que não parece em nada com o seu – só vai gerar frustração. A internet é um mundo vasto e tem meninas com os mais variados tipos de cabelos, mostrando suas rotinas capilares. Encontre referências próximas ao que você tem para se inspirar e não saia da ditadura do liso para entrar na paranoia do cacho perfeito! Perfeição é usar o seu cabelo natural e arrasar.

Não fique criando expectativas que geram ansiedade demasiada. Lembre-se que o pós Big Chop é só uma fase e que seu cabelo vai crescer logo. O corte é um momento que vai permitir a chegada de um novo cabelo – só isso! Não faça desse momento um motive para sofrer. Seja leve!