Saiba tudo sobre as técnicas No Poo e Low Poo e como elas podem transformar o seu cabelo

Postado na categoria Blog Bula Beleza

Para muita gente o dia de lavar o cabelo não é o momento que os fios ficam em sua melhor forma - o cabelo fica ressecado e sem forma. É preciso esperar o dia seguinte (ou até alguns dias a mais) para que os fios fiquem macios e brilhantes. Isso acontece porque os shampoos contém lauryl sulfato de sódio na fórmula. Um agente cuja função é retirar sujeira dos fios, mas que acaba levando muito mais do que deveria – abre as escamas do cabelo, retira a proteção natural dos fios e a hidratação.

Foi observando a ação ressecante dos shampoos – principalmente nos fios cacheados – que a cabeleireira Lorrayne Massey criou as técnicas Low Poo e No Poo. Elas são rotinas simples, nas quais você evita usar produtos com determinados ingredientes e, com o tempo, ganha um cabelo muito mais saudável.

No Low Poo (low = menos e Poo == espuma) você lava o cabelo com higienizadores que contém agentes limpantes menos agressivos do que o sulfato, ou até mesmo shampoos com sulfatos mais leves. Para que o cabelo não fique oleoso, você tem que parar de usar também cremes que tenham parafina, óleo mineral e vaselina na composição. Eles são petrolatos, ou seja, derivados do petróleo e somente o sulfato consegue retirar essas substâncias do cabelo. Entre uma lavagem e outra você pode fazer um “co-wash”, que é passar só condicionar no cabelo. O condicionador, desde que não tenha petrolatos, vai ajudar a limpar parcialmente o cabelo e assim você vai mantendo os fios bonitos até a próxima lavagem

Já na rotina No Poo (sem espuma numa tradução literal), você deve abolir completamente o uso de shampoos. Para isso, você  tem que deixar de lado, além dos petrolatos, os silicones! Lembre-se: você não vai usar xampu de nenhum tipo, nem os mais “leves”. Por isso, nada pode pesar no cabelo.  Você pode higienizar o cabelo com o No Poo da Deva Curl, que é um creme que limpa os fios, ou pode usar soluções caseiras como o bicarbonato de sódio.

A coisa mais importante para se familiarizar com a técnica é aprender a ler os rótulos dos produtos. Essa tabela do blog Cacheia é bem didática e tem todos os nomes dos produtos proibidos que você deve procurar nos rótulos.

Uma maneira mais fácil de encontrar os produtos liberados é usar uma linha de produtos específica para No e Low Poo. A criadora das técnicas também criou, em parceria com o cabelereiro brasileiro Denis da Silva, uma marca especial de produtos totalmente livres de sulfatos, petrolatos e parabenos – a Deva Curl! Todos os produtos da Deva são liberados para ambas as técnicas.

 

Hoje existem vários produtos voltados para as técnicas Low Poo e No Poo no mercado, mas esse movimento todo começou com a Deva Curl. A boa notícia é que agora o Café Salão tem todos os produtos da Deva para atender todo mundo que decidiu se livrar do sulfato! Isso além da técnica Deva Cut de corte a seco para cabelos cacheados, sobre a qual falamos anteriormente.

Se interessou pelo No Poo ou pelo Low Poo? Passe no salã pra tomar um café com a gente e conversar sobre a melhor técnica para o seu tipo de cabelo wink