Tudo que você precisa saber sobre cronograma capilar

Postado na categoria Blog Bula Beleza

Estamos vivendo um momento muito legal, onde as pessoas têm falado muito sobre cabelo natural. São vários blogs, matérias em revistas, grupos nas redes sociais… E se você acompanha essas publicações já deve ter ouvido falar em Cronograma Capilar. Notamos que muitas das nossas clientes têm dúvidas sobre o que seria esse cronograma e como fazer. Então vamos conversar um pouco sobre isso?

O cronograma capilar nada mais é do que uma rotina de cuidados com o cabelo. Existem muitas máscaras capilares no mercado, mas elas não têm a mesma função. Algumas servem para hidratar, outras para nutrir e outras para reconstruir. O cronograma capilar é uma espécie de agenda, onde você se organiza para usar esses diferentes tipos de tratamento no seu cabelo. Mas, antes de organizar a sua, vamos saber a diferença entre cada um deles?

A função da hidratação é repor água nos fios. A hidratação é a base de qualquer cronograma, pois mesmo que o seu cabelo seja super saudável é natural perder água no dia a dia devido ao contato do cabelo com o ambiente externo, sol, poluição, etc. É importante também frisar que a hidratação do nosso corpo acontece de dentro pra fora e que, quanto mais água você beber, mais hidratado seránão só o seu cabelo, mas a sua pele e todo o seu corpo! Por isso não descuide da água e da alimentação saudável! Voltando às máscaras de hidratação… Procure no rótulo por ingredientes como aloe vera (babosa), vegetais, pantenol, vitaminas ou glicerina. Eles são ótimos para hidratar os seus fios!

A reconstrução repõe a proteína do fio de cabelo. Ela deve ser feita naquelas situações em que o seu cabelo está ralo, sem vida, elástico e quebradiço. Sabe quando você faz uma descoloração e parece que o cabelo ficou mais fino? Ele sofreu uma perda de proteína e é justamente isso que a reconstrução repõe. As máscaras de reconstrução possuem queratina, colágeno, arginina ou creatina em sua composição. Elas reestruturam a fibra do cabelo e pode deixar os fios duros logo após a aplicação. Por isso deve ser feita com intervalos de pelo menos 15 dias e seguida de uma nutrição.

A nutrição vai devolver os lipídios, ou seja, a oleosidade natural aos fios. Perfeito para cabelos com frizz e desalinhados. Aqui, no lugar da máscara você pode optar também por uma umectação com óleos vegetais. Mas lembre-se que o óleo tem que ser puro e totalmente livre de parafina e silicone! Para s máscaras de nutrição, procure pelas que tem na composição tutano e manteigas (como karité, cacau, abacate, cupuaçu e muru muru). Para te ajudar a memorizar cada etapa do cronograma, temos um presentinho pra você:

Agora, qual a frequência ideal de cada tratamento e qual o cronograma perfeito pra mim? Bom, essa pergunta só você pode responder!

Circulam muitas tabelas de cronograma pela internet, indicando o número de hidratações, reconstruções e nutrições que você deve fazer. Mas, na nossa opinião, isso é muito individual e não vale a pena copiar o processo. Nossa dica é começar com duas hidratações, respeitando o seu tempo de lavagem do cabelo. Por exemplo: Se você só lava o cabelo 1 vez por semana, faça apenas uma hidratação por semana. Depois você pode fazer uma reconstrução e, na semana seguinte, uma nutrição. Aí é só observar os seus fios para entender se o processo deu certo ou não e o que os seus fios estão precisando no momento.

Ou passe aqui no Café Salão para que possamos conversar e montar um cronograma especialmente pra você!