Crianças cacheadas – Dicas para cuidar dos cabelos dos pequenos

Postado na categoria Blog Bula Beleza



Quem tem cabelo crespo ou cacheado deve ter também alguma lembrança de infância não muito agradável em relação ao cabelo. Muitos pais não sabem como lidar com os cabelos encaracolados e acabam cometendo alguns “pecados”, como desembaraçar o cabelo seco (o que é extremamente doloroso para a criança), deixar os cabelos sempre presos, lavar todos os dias e tantas outras ações que acabam agredindo os frágeis cachinhos.


Se o cabelo crespo de um adulto já é naturalmente mais delicado, imagine então o cabelo de uma criança... Eles precisam ser tratados com muito carinho. Primeiro, é importante que você nunca, mas nunca mesmo, tente desembaraçar o cabelo seco. Pentear o cabelo só durante o banho, com um condicionador para ajudar a desfazer os nós.

Na hora de secar, não esfregue a toalha na cabeça. Ao invés disso, amasse os cachinhos com a toalha, ajudando a dar forma ao cabelo. Deixe os fios secarem soltos, ao natural. Não precisa lavar o cabelo da criança todos os dias. Nos dias que você não usar shampoo, pode usar só condicionador no banho para desembaraçar. Seguir a rotina Low Poo ou No Poo é uma excelente ideia, já que essas práticas retiram o uso de sulfatos, que agridem bastante o cabelo (para saber mais, leia essa matéria aqui).

Se quiser fazer penteados ou mudar o visual de vez em quando, prefira prender o cabelo depois de seco. Tiaras, diademas e presilhas são ótimos para dar um charminho e segurar os cachos longe dos olhinhos deles. Mas não precisa ficar prendendo o cabelo da criança o tempo todo com rabo de cavalo ou coque. Deixa o cabelo deles solto no mundo! O volume é normal nos fios crespos e é isso que os torna lindos! Quando você reprime isso, a pessoa cresce com a sua própria identidade afetada e vai ter muita dificuldade em assumir o cabelo natural. É nosso papel, como pais e mães de cacheadas, apoiar a beleza natural dos nossos pequenos!

Também é importante encontrar um salão de beleza que entenda e respeite o formato dos cachos e levar a criança de vez em quando para aparar algumas mechas e dar forma ao cabelo. Assim você consegue manter os fios saudáveis e bem fáceis de cuidar.



Como mãe dessa pequena cacheada aí de cima, posso garantir que seus filhos e filhas crescerão mais seguros e confiantes se você não estiver o tempo todo querendo mudar a aparência do cabelo deles.

Ah! E vou deixar aqui a dica de três produtinhos que podem ajudar no dia a dia: O leave-in Sou + Cachos Suave não é específico para crianças mas tem a fórmula super leve e funciona muito bem nos fios dos pequenos. Já o Tóin oin oin da Natura foi pensado especialmente para as crianças. Tem um cheirinho ótimo e deixa os fios super macios. O Tralá lá lá Kids é o meu preferido para os cabelos da minha pequena e deixa os cachinhos uma delícia! Todos podem ser usados no banho, para desembaraçar, ou como leave-in, deixando um pouco nos fios para modelar os caracóis.



E sejam felizes com seus pequenos anjinhos encaracolados! ☺