Lavar os cabelos só com condicionador? Saiba tudo sobre o Co-Wash e como ele pode te ajudar!

Postado na categoria Blog Bula Beleza

A palavra Co-Wash pode ser traduzida como “co-lavagem” - ou seja, uma lavagem adicional que complementa a sua rotina. E nessa lavagem você dispensa o uso do shampoo e higieniza os fios apenas com condicionador. Simples assim.



Mas vamos explicar melhor…

Os shampoos limpam a sujeira do cabelo mas acabam retirando também coisas boas como a hidratação dos fios e sua proteção natural. Logo, um cabelo que é lavado com shampoo todos os dias fica rapidamente ressecado e sem vida. O que muita gente não sabe é que o condicionador, sozinho, também pode limpar o cabelo. É uma limpeza menos profunda, que retira a sujeira do dia a dia, o suor, a poeira… O suficiente para manter os seus fios limpos e cheirosos sem precisar passar shampoo todos os dias. Então o Co-Wash surgiu como uma alternativa mais branda de limpeza diária, deixando o uso do shampoo para quando o cabelo estiver mais sujo e realmente necessitar de uma limpeza mais profunda.

Não! E esse é o ponto mais importante da história. Para ser usado como Co-Wash o condicionador não pode ter parafina, petrolato nem silicones insolúveis. Esses compostos acumulam nos fios e podem deixar o cabelo pesado e/ou oleoso. Aí você estará sujando o cabelo ao invés de limpar. Mesmo que você não siga as rotinas Low Poo nem No poo, deve evitar esses ingredientes quando for fazer Co-Wash. Então fique de olho nos rótulos!



Isso depende do seu cabelo. O Co-Wash é maravilhoso por exemplo para quem faz exercícios todos os dias. Se você lavar com shampoo diariamente, vai ressecar o seu cabelo. Se molhar só com água vai ficar aquele cheirinho desagradável… A solução? Lavar com condicionador! Comece testando quantos dias o seu cabelo fica bem sem o shampoo. Lave com shampoo normalmente e na próxima vez em que você lavaria com shampoo, faça somente o Co-Wash. Aí na lavagem seguinte, se o cabelo estiver ainda bonito e sem sinais de oleosidade, faça mais um Co-Wash. Siga assim e vá descobrindo o ritmo do seu cabelo.

Qualquer pessoa! Inclusive quem tem cabelo oleoso. Muitas vezes as pessoas de cabelo oleoso tendem a lavar excessivamente os fios, causando o efeito rebote: Quanto mais você lava, mais o couro cabeludo produz sebo para compensar. Tente condicionadores com extratos botânicos, que limpam suavemente e dão sensação de frescor.

Molhe bem os cabelos, massageie o couro cabeludo primeiramente com água. Retire o excesso de água, aplique o condicionador, massageie, deixe agir por alguns minutos e enxágue completamente. Pronto!