O que NÃO é Transição Capilar

Postado na categoria Blog Bula Beleza

Você já deve ter ouvido falar de Transição Capilar muitas vezes por aí. A expressão é usada para dar nome a uma coisa muito simples: O processo de abandonar químicas e voltar a ter o cabelo natural. Mas, em tempos de superficialidade da informação, uma coisa tão simples pode gerar muita confusão e conceitos errados como temos visto por aí. Por isso resolvemos escrever esse texto, para alertar o que NÃO tem nada a ver com a transição capilar!



É importantíssimo dizer que o objetivo final da transição é fazer as pazes com o seu cabelo natural – seja ele liso, cacheado, crespo, ondulado, afro… As químicas transformadoras da fibra capilar são escravizantes e muitas mulheres passam anos presas a elas. O processo de transição capilar é também uma redescoberta da sua beleza natural. Não existe cabelo perfeito, não existe cacho perfeito, não existe fibra de cabelo perfeita. O que é perfeito para você é o que está no seu DNA!

Sabemos que é confortante ter uma referência durante a transição e procurar inspiração em blogueiras e outras mulheres que usam seus cabelos naturais. Mas não podemos esperar um cabelo igual ao da colega ou passar pela transição almejando um certo tipo de cabelo – isso seria entrar em outra escravidão, tão maléfica quanto a química alisante. Todo cabelo é lindo quando é livre!



Há também quem ache que transição capilar é um “tratamento” que vai tirar a química do cabelo. E pior: Alguns salões desonestos usam o termo “Transição Capilar” para vender tratamentos que prometem retirar ou diminuir a química dos fios alisados. Isso não existe! Infelizmente, a única maneira de ter o seu cabelo natural de volta é cortar a parte alisada.


Outro absurdo que já ouvimos por aí foi “Quero só ver quando passar essa moda de transição e de cabelo natural, todo mundo voltando a alisar o cabelo”. Por isso é importante reafirmar sempre que essa grande quantidade de pessoas que estão voltando ao cabelo natural não estão seguindo moda – estão apenas voltando a ser elas mesmas!

Por ultimo mas não menos importante, precisamos dizer que passar pela transição não é uma imposição nem uma obrigação. Muito pelo contrario! Se você se sente bem e feliz alisando o cabelo, está tudo bem! Para todas as outras mulheres, que sofrem com o processo das químicas e não se sentem felizes assim, nós sempre estaremos aqui pra ajudar! No fim das contas, tudo é sobre liberdade de escolha ☺