Você sabia que a umectação com óleos vegetais é um tratamento maravilhoso para o cabelo?

Postado na categoria Blog Bula Beleza

Se você está sempre lendo notícias sobre beleza e cabelos, provavelmente já ouviu falar da umectação capilar. Uma técnica milenar, usada em várias culturas antigas, que consiste em umedecer o cabelo com óleos vegetais. A aplicação é acompanhada de uma massagem e o resultado é um cabelo muito mais vivo, brilhante e hidratado.


Há quem diga que a umectação deixa o cabelo mais forte e acelera o crescimento dos fios. As indianas, que exibem longas e brilhosas madeixas, creditam o crescimento capilar ao tratamento com óleos que elas fazem desde criancinhas. A técnica de umectação indiana inclui massagem, relaxamento, mantras e é passada de mãe para filha!

Mas vamos falar hoje da umectação de uma maneira mais prática, rápida e possível para a realidade de todas. A primeira coisa que você tem que saber é que você só deve usar óleos vegetais PUROS. Puríssimos, extraídos exclusivamente das plantas, sem adição de silicone, óleo mineral ou qualquer outra coisa! Fique de olho no rótulo na hora de escolher o seu produto! Existem vários óleos vegetais disponíveis, mas nós temos preferência por três deles:

O óleo de coco é um dos melhores para umectação! Repõe a camada lipídica do cabelo, nutre, sela as cutículas e é perfeito para recuperar fios descoloridos ou quimicamente tratados!



O azeite de oliva é super fácil de ser encontrado e dá um resultado incrível! É uma umectação perfeita para quem procura brilho e diminuição do frizz. Escolha um azeite extra-virgem e veja o poder de recuperação dessa maravilha da natureza!

 

O óleo de abacate ajuda a controlar a queda de cabelo, é rico em ômega 9 vitaminas A, D e E. Misturar umas gotas desse óleo no seu creme de hidratação também é uma ótima pedida!

Como fazer a umectação?

O óleo vegetal puro vai nutrir o seu cabelo, selar os fios, manter a hidratação e pode ser facilmente retirado, sem o uso de sulfatos ou shampoos agressivos. Você deve aplicar o óleo com o cabelo seco, que pode inclusive estar sujo – não precisa lavar o cabelo para umectar como você faz na hidratação.

Com o cabelo totalmente seco, vá enluvando mecha por mecha, passando o óleo em todo o comprimento do fio. Algumas pessoas gostam de massagear também o couro cabeludo. Faça o teste e descubra como você gosta mais da sua umectação.

Depois que aplicar o óleo no cabelo inteiro, deixe pausar por pelo menos 3 horas. Uma boa opção é colocar uma touca e dormir com o oóeo no cabelo. Agora, atenção na hora de retirar a umectação! O truque que vai deixar tudo mais fácil é: ANTES de jogar água e shampoo, passe um condicionador enluvando as mechas, fazendo com que creme e óleo se misturem. Pause por uns 2 minutinhos e enxágue. Aí o creme já terá retirado grande parte do óleo e você pode seguir a lavagem com o seu shampoo sem sulfato :)

Depois me conte o resultado!