5 erros comuns na hora de lavar os cabelos crespos e cacheados

Postado na categoria Blog Bula Beleza

Você acha que o seu cabelo cacheado, crespo, afro ou ondulado não é tão belo quanto você gostaria? Ele sempre está ressecado, sem vida, com frizz, não importa o quanto você cuide dele? Sabia que você pode estar errando na hora de higienizar os fios?



A lavagem é uma etapa importantíssima – e muitas vezes desprezada – da sua rotina capilar. Lavar o cabelo de forma errada pode trazer prejuízos muitas vezes irrecuperáveis para os seus fios. Vamos conhecer alguns erros comuns e evitá-los?

 

O excesso de lavagens retira a hidratação e a proteção natural dos fios. Mesmo que você faça atividade física diariamente e precise molhar o cabelo, há outra maneiras de higienizar as madeixas e o couro cabeludo. Usar um condicionador com extratos botânicos para limpar os fios é uma ótima opção! Você pode intercalar uma lavagem com uma limpeza com condicionador. Isso já vai dar um aspecto melhor ao cabelo. Se você tem o cabelo oleoso, saiba que lavar todos os dias pode gerar o efeito rebote: quanto mais você lava, mais sebo o couro cabeludo produz. O número correto de lavagens não existe. Cada cabeça, uma sentença! O que você pode fazer é ir diminuindo o número de lavagens e observando até quantos dias o seu cabelo fica bem sem o shampoo. A partir dessa observação você monta a sua rotina.



Quanto mais crespos o cabelo, mais delicada é a sua estrutura. Por isso os shampoos com sulfatos fortes são um perigo para este tipo de fio. Escolha shampoos leves, sem detergentes agressivos. Leia os rótulos e procure mais ingredientes naturais. É uma ótima saber mais sobre as rotinas Low Poo e No Poo (escrevemos sobre elas aqui). Quanto menos agressiva for a sua higienização, mais saudáveis serão os seus fios.

 

Você precisa de pouquíssimo shampoo para lavar todo o cabelo. Nada de espremer o frasco em cima da cabeça! Além de usar pouco produto, é bom diluir o shampoo em um pouco de água antes de passar o produto no cabelo. Você pode fazer essa misturinha de água com shampoo em um potinho que você pode deixar no banheiro pra isso, ou misturar direto na mão. Isso pode fazer uma grande diferença, principalmente se você utilizar um shampoo com detergente muito forte.

A melhor maneira de aplicar o shampoo é concentrar o produto na raiz e ir massageando até as pontas. Você nunca deve aplicar o shampoo direto nas pontas! Deixe o produto ir escorrendo da raiz e isso é suficiente para higinenizar as pontas do cabelo. Se você aplicar direto nas pontas, vai ressecar muito mais essa área que já é naturalmente mais seca.



Limpou? Tem que condicionar para fechar as cutículas! Quando você lava o cabelo, as cutículas são abertas para que a sujeira seja retirada. O condicionador vai selar essas cutículas e não deixar que a hidratação dos seus fios vá embora. O momento de aplicar o condicionador é também a hora de desembaraçar o cabelo no banho. Você pode fazer isso com os dedos ou com um pente de dentes largos. Aproveite a maciez do momento para desembaraçar os fios sem quebrar o cabelo.

 Seguindo essas dicas, depois de algumas lavagens com intervalo correto seu cabelo vai começar a se recuperar das agressões e ficar muito mais macio e bonito!