Cabelo sem frizz – Aprenda a amenizar o efeito arrepiado!

Postado na categoria Blog Bula Beleza


Antes de mais nada é preciso dizer que todo cabelo cacheado ou crespo tem frizz.
É normal e faz parte da estrutura capilar. Agora, se você vai ter pouco frizz, de maneira quase imperceptível, ou se seu cabelo vai ser tomado de fios arrepiados e indefinidos, isso sim é possível controlar. Por isso o título da matéria diz “amenizar” e não “acabar” com o frizz :)

Vamos começar do princípio… O que é o frizz?

O frizz é a repulsão entre um fio e outro, que gera uma pequena carga elétrica e o resultado pode ser visto a olho nu: Fios arrepiados, que não acompanham o formato natural do cabelo. A fibra capilar também funciona como uma esponja.

Se ela está ressecada, acaba tentando absorver a umidade do ambiente, levantando os fios em busca de hidratação (eles se jogam em busca da umidade do ar rs) por isso o frizz fica bem pior em dias úmidos.

E se a gente não pode evitar por completo, como amenizar o frizz? Primeiro mantendo os fios SAUDÁVEIS. Quanto mais saudável for seu cabelo, menos frizz ele terá. Para isso, faça hidratações bem potentes e você também pode seguir um cronograma capilar. Com o cabelo forte e sadio, é só seguir o nosso guia e ficar de olho nas três etapas da rotina capilar...

Primeiro nunca lave o cabelo com água muito quente. Se você não gosta de água fria, morna é o suficiente!
Aplique shampoo somente na raiz e higienize o comprimento com a espuma que vai descendo do topo da cabeça.
Se você não segue a rotina Low Poo nem No Poo, procure um shampoo mais suave, que não resseque o cabelo. SEMPRE que lavar, aplique condicionador para fechar as cutículas e aproveite para desembaraçar o cabelo enquanto o condicionador está nos fios.


Use uma toalha de microfibra ou camiseta velha para secar os fios. NUNCA seque esfregando com toalha de banho. Evite o secador muito quente e, se necessário, use o difusor com temperatura não muito alta.
Óleos vegetais na finalização costumam amenizar o frizz.
Use misturando com o seu leave-in preferido ou espere o cabelo secar por completo e aplique algumas gotinhas nas regiões onde os fios são mais ressecados.

Use uma fronha de cetim! A roupa de cama comum, em tecidos de algodão, acaba roubando a umidade natural do seu cabelo e causando muito frizz no dia seguinte.
Tenha uma boa misturinha no borrifador para o day after (como ensinamos aqui) e seja feliz com um cabelo (quase) livre de frizz !