Cabelo ressecado e sem forma após o big chop? Pode ser scab hair!

Postado na categoria Blog Bula Beleza

Para muita gente o Big Chop não é o fim da transição capilar e, mesmo depois de cortar toda a parte alisada, o cabelo ainda continua com um aspecto estranho. Isso pode acontecer devido a vários fatores, mas o mais comum é o Scab Hair.

A expressão “scab hair”ganhou fama na internet graças às blogueiras gringas que passaram pela transição e narraram em seus blogs. O termo quer dizer algo como “cabelo em cicatrização” e as meninas o usam para definir um cabelo de aspecto áspero, poroso e sem forma, que pode aparecer logo após o big chop.

De tanto aparecer em posts de blogs e na experiência pessoal de tantas crespas, o scab hair passou a ser estudado e dividir opiniões. Alguns estudos apostam que ele não existe, pois a química não age no bulbo dos fios e não tem poder de mudar a estrutura do fio que ainda vai nascer.

Mas outros estudos apontam que a química pode causar feridas e queimaduras no couro cabeludo e na pontinha dos fios que estão para sair. Sendo assim eles já nascem com as pontas super danificadas - por isso é tão comum o scab hair aparecer no topo da cabeça.

O fato é que é muito comum que isso aconteça e identificar o problema é a primeira parte para o tratamento. Nem todo cabelo ressecado é scab hair, então você tem que observar bem se o problema não é somente um ressecamento comum ou um bad hair day.

Mas, digamos que você identificou essa massa de cabelo disforme na sua cabeça, esperou uns dias finalizou de forma diferente e nada mudou. O que fazer?

A melhor notícia é que o scab hair é passageiro. Essa parte do cabelo estava muito próxima à raiz quando você fazia alisamento e agora ela já está nas pontas. Com mais alguns cortes você estará totalmente livre dela!

Enquanto isso, faça umectações com óleos vegetais massageando bem a raiz para que o seu cabelo cresça mais forte e saudável. Hidratar os fios também é importantíssimo e aqui, mais uma vez, destacamos a importância do cronograma capilar.

Por ultimo, muita paciência! Foram anos de química, então é mais do que natural que seu cabelo precise de um tempo pra se recuperar :)