Um guia para fazer a sua Transição Capilar em 2019

Postado na categoria Blog Bula Beleza

A chegada de um novo ano é, para muita gente, um momento perfeito para começar um novo projeto ou colocar em prática alguma nova ideia. Se você quer aproveitar o começo do ano para se livrar do alisamento, vamos passar esse ano inteiro juntinhas aqui no blog! E, para isso, preparamos dicas a mês e a mês e um planner para você imprimir e ir organizando a sua transição ao longo do ano.

A primeira coisa a ter em mente é que você vai precisar de paciência. Em seguida, de um pouco mais de paciência e, quando você achar que tá bom, adiciona um tiquinho mais de paciência, ok? =)

Isso porque a Transição Capilar é um período longo, de muita expectativa e uma montanha russa de emoções. Então a melhor maneira de fazê-la é dando pequenos passos, mês a mês, e curtindo a jornada. Vamos lá?

JANEIRO - Prepare o terreno
O cabelo não é um objeto isolado do seu organismo. Nossa alimentação e estilo de vida influenciam - e muito - a saúde dos nossos fios. Então, já no comecinho do ano, pense em ter uma alimentação mais saudável, incluindo mais legumes e vegetais na sua dieta. Isso vai fornecer mais vitaminas, fortalecer os seus fios de dentro pra fora e ajudar no crescimento deles.
Outra preparação importante é a emocional. Se puder, faça terapia. Compartilhe com sua (seu) terapeuta esse momento da transição e o que isso significa pra você. Se você não puder ou não quiser fazer terapia, reserve momentos para falar consigo mesma durante a semana. Se pergunte sobre a transição, por que você quer fazê-la, como você se sente em relação a isso, como era a sua relação com o cabelo antes do alisamento, como e quando começou a alisar? Autoconhecimento é uma arma poderosa para se manter forte e serena durante a sua transição.

FEVEREIRO - Crie uma rotina de tratamento
É importante ir tratando os seus fios ao longo da jornada. Mesmo que o cabelo não volte à sua forma original, hidratações e nutrições amenizam o ressecamento e vão cuidando melhor do cabelo novo que está nascendo. Massagear a raiz com óleos de tratamento vai estimular o crescimento e fazer um carinho nesse cabelo novo que está surgindo.
Você pode fazer um cronograma capilar para se organizar melhor com os tratamentos. Já falamos sobre isso aqui, dá uma olhada (link para o post do cronograma capilar)

MARÇO - Hora da tesoura
Depois de uns três meses livre do alisamento, recomendamos cortar um pouco as pontas. Isso vai ajudar no crescimento dos fios e também te ajudar a lidar melhor com as duas texturas do cabelo
Lembre-se que não é uma boa ideia passar pela transição fazendo chapinha. Você pode não estar alisando quimicamente, mas o calor da chapinha promove o que chamamos de alisamento mecânico, que é quando o excesso de calor, aplicado com muita frequência, deforma os fios. Alguns cabelos são mais resistentes e não sentem tanto o efeito do calor, mas se você está fazendo todo esse sacrifício para ter um cabelo saudável, não vale a pena correr esse risco ;)

ABRIL - Teste novas finalizações
Procure vídeos na internet, converse com pessoas que passaram pela transição, leia o blog do Café salão, venha tomar um café aqui no salão… Tudo para buscar inspiração e testar novas finalizações no seu cabelo.
É uma situação nova, um cabelo que você não conhece, com texturas diferentes… Aproveite esse tempo para experimentar e testar novas maneiras de usar o seu cabelo.

MAIO - Descubra o poder dos acessórios
Cinco meses sem alisar, uau! Aqui já deve estar bem difícil lidar com a situação, mas você pode usar acessórios como aliados. Faixas, tiaras, turbantes… Não tenha medo de experimentar e descobrir o que pode dar um up na sua autoestima neste momento.
E parabéns por ter chegado até aqui!

JUNHO - Hora da tesoura
Chegamos à metade da jornada! Quando você não aguentar mais, é hora de cortar mais um pouquinho. Isso vai realçar o cabelo natural que está mais próximo à raiz e te deixar mais animada para continuar.
Se você achar que vale a pena, já pode fazer o Big Chop aqui! Mas se ainda não estiver pronta, tem mais alguns meses à frente para se preparar.

JULHO - Quebre alguma regra/ se desafie
Lembra de quando você começou? Como tinha medo, não sabia o que fazer e era apegada à sua imagem antiga? Está na hora de quebrar regras e se desafiar. A gente sabe que não é fácil, mas faz parte do processo.
Tire selfies, passe horas em frente a espelho, use aquele batom que você ama e experimente usar o cabelo de um jeito que nunca usou antes. Mesmo que ele não esteja ainda do jeito que você quer, valorize cada centímetro de raiz sem alisamento que você conquistou até aqui!

AGOSTO - Crie rotinas gostosas / faça SPA em casa
Estamos mais perto do fim do ano e você tem construído uma relação nova com o seu cabelo. Aproveite essa jornada de autoconhecimento para criar rotinas gostosas. Reserve um dia na semana para cuidar de você mesma. Além da hidratação do cabelo, faça um SPA em casa: faça uma automassagem, cuide da pele, das unhas… Pense em você e na sua trajetória, use esse momento como um pausa para o seu autoconhecimento. No fim você vai entender que não é só sobre cabelo...

SETEMBRO - Abrace todas as texturas
Olha que textura linda surgiu ali perto da raiz do seu cabelo! A gente sabe que muita gente tem dificuldade de lidar com as várias texturas durante a transição, mas agora, pertinho do fim do ano, você já sabe que o Big Chop está próximo. Então, enquanto ele não chega, que tal abraçar as texturas diferentes do seu cabelo?
Use a juba solta, não foque no que você acha que precisa melhorar, seja grata pelo cabelo novo que está chegando!

OUTUBRO - Se aventure nos penteados
Você tem usado o cabelo sempre do mesmo jeito ou explora várias possibilidades? Vamos dedicar o mês de outubro a aprender e colocar em prática penteados e novas formas de usar o cabelo? As possibilidades são muitas e, às vezes, por pura preguiça ou comodismo, acabamos usando o cabelo sempre do mesmo jeito.

NOVEMBRO -Trabalhe as expectativas / agende seu Big Chop
O fim do ano está chegando! Aproveite para fazer muitas fotos e registrar a sua transição, pois em breve você estará com um cabelo novinho por aí! Também é hora de trabalhar as expectativas. Lembre-se que você está passando pela transição para ter o cabelo natural, um cabelo que é só seu, com suas particularidades e seu jeitinho. Não tenha expectativa de ter o cabelo da sua amiga ou de uma influenciadora que você segue.
Não pense no cacho perfeito, no volume ideal… Pense que, na sua cabeça, como uma coroa, vai surgir um cabelo que a natureza desenhou só pra você! (E aproveite para agendar o seu Big Chop ainda este mês, pois em dezembro o Café Salão costuma lotar! :) 

DEZEMBRO - Hora da tesoura!
Parabéns por ter chegado até aqui! É hora do seu Big Chop! Agora é só curtir o cabelo novo \o/
Lembre-se que, mesmo após o Big Chop, ainda podem haver estragos do alisamento. Tem um post ótimo sobre Scab Hair aqui no blog (link pro post sobre scab hair). Depois do Big Chop você começará uma nova jornada de (re)conhecer um cabelo que você não vê há muito tempo. Então se dê tempo para se acertar com essa nova pessoa que você vê diante do espelho.

Outros cortes virão e seu cabelo vai ficar cada vez mais forte e saudável <3

Para ajudar no seu processo, baixe o planner gratuito que fizemos para você clicando aqui: