25 anos do Café Salão - Como tudo começou

Postado na categoria Blog Bula Beleza


Arte, estética, moda, história, maquiagem, poesia, cabelo, cerveja… Se 25 anos atrás alguém dissesse que tudo isso estaria junto em Natal, num só lugar, e que um salão de beleza estaria intimamente ligado à produção artística da cidade, ninguém acreditaria. Antes de existir, a ideia do Café Salão parecia não fazer muito sentido mesmo. A não ser na cabeça de Nalva Melo, que idealizou e transformou em realidade esse espaço único - na cidade e no mundo!

O Café Salão nasceu em fevereiro de 1994 e foi inaugurado em março do mesmo ano. Na época, Nalva já trabalhava como maquiadora e bebia na fonte das artes plásticas e da poesia para se inspirar. Quando ela procurou um lugar para abrir o seu salão, o térreo do edifício Bila, na Ribeira, cruzou seu caminho. Naquele tempo, a Ribeira não tinha as iniciativas de revitalização, os bares, as festas modernas e descoladas… Mas Nalva sentiu que o prédio tinha potencial e se encantou com o piso original da construção, que até hoje confere um ar de charme e nostalgia ao Café Salão.

Quando ela abriu as portas, os clientes não vieram de imediato. E foi aí que ela teve a ideia de trazer atrações para o salão. Convidou o artista plástico Marcelus Bob, que juntou outros talentos das artes potiguares e essa exposição coletiva foi o primeiro evento a movimentar o local recém inaugurado. Depois, em um passeio por Viena, Nalva se encantou pelos cafés da cidade e decidiu trazer um pouco daquele encantamento para a Ribeira. Assim ela agregou o aconchegante café ao espaço - e ao nome: Nalva Melo Café Salão!

Desde então o local vem misturando com maestria arte, moda, música, poesia, literatura e beleza. 'Beleza' no mais amplo sentido da palavra! No salão de Nalva Melo beleza é a maquiagem que deixa uma cliente feliz, é o cuidado que se tem com os cabelos naturais, é assistir a um sarau e tomar uma cerveja vendo o cair da tarde na Ribeira. Muitas traduções do belo se encontram ali no Edifício Bila.

Desde que inaugurou o Café Salão, Nalva tem sido resistência no bairro da Ribeira, sendo um dos poucos locais que resiste à passagem do tempo e ao descaso que os gestores da cidade têm com o patrimônio histórico. Foram inúmeros eventos, shows, exposições, sessões de cinema, saraus, lançamentos de livros e muitas outras iniciativas que levam gente à Ribeira e mantém o bairro vivo.

Nesses 25 anos o Café Salão passou muitos amadurecimentos. Um dos mais belos reflexos disso é o trabalho que Nalva vem fazendo com os cabelos crespos e cacheados. Com uma inclinação natural para desconstruir padrões, Nalva foi estudar e se especializar em rotinas mais naturais para os cabelos. Assim o Café Salão se tornou um espaço de acolhimento e cuidado para todos os tipos de cabelo, onde as clientes não são incentivadas a mudar a estrutura do seus fios para entrar em nenhum padrão.

Um post de blog é bem pouco pra contar a história do Café Salão. Se a gente fosse contar tudo de maravilhoso que já aconteceu, teríamos material para um livro! Até uma revista sobre o Café Salão já existe! E como estamos bem perto dos 25 anos, vamos continuar contando essa história e vamos  ter muitas comemorações nos próximos dias. Fique ligado no nosso blog e no nosso Instagram, pois vamos comemorar em grande estilo - e vocês vão fazer parte da festa! <3