Café Salão ganha conto-instalação de José Correia Torres Neto

Postado na categoria Blog Bula Beleza

A parceria com a Editora Caravela Selo Cultural e o FLIN foi uma excelente experiência para o Café Salão e para as pessoas que ainda não conheciam nosso espaço. Durante nossa programação, o José Correia Torres Neto, editor e cliente apaixonado por este lugar, alem de organizar todo o projeto, nos presenteou com sua poesia também! "O Barbeiro" Um conto aqui inspirado, impresso com a arte/instalação da super @amandailustra agora faz sala aos visitantes.

O BARBEIRO

Acomodou-a na cadeira reclinando o encosto até o máximo e um avental branco e bordado nas laterais foi colocado para que os pelos cortados não se espalhassem pelo chão. A pequena máquina aparou os locais mais densos deixando apenas uma rara pelugem a ser retirada. O pincel úmido de cabo amarelo ajudou a espalhar a espuma branca por toda a superfície. A navalha deslizou, arrastando aquela massa cor de neve, mostrando indícios de uma pele morena e lisa. A lâmina da navalha, a cada passagem, era limpa numa toalha felpuda que descansava no braço do barbeirola aprendiz. Não existiam detalhes no modelo de corte e assim ficava muito fácil: menos possibilidades de erros.

O olhar sério do aprendiz acompanhou cada deslize da lâmina. O cabo da navalha se acomodava perfeitamente em sua mão e, vez em quando, enxugava o suor que escorria na sua testa. A espuma era aplicada com mais intensidade nos lugares de difícil acesso à navalha e aos poucos a pele se tornava imberbe, lisa, delicada. Os segredos das feições, há muito tempo escondidas, eram colocados à mostra. Por fim, numa delicadeza de artesão, limpou o resto de espuma e com uma pequena almofadinha de lã espalhou talco de menta sobre a superfície tornando-a mais suave, mais macia, perfumada.

Ela sorriu, vestiu a pequena calcinha colorida e agradeceu.