Coletivo Pixaim Natal promove evento no Café Salão 

Postado na categoria Eventos


Dia 21 de Novembro vai acontecer o primeiro evento do coletivo Pixaim Natal no Nalva café Salão na Ribeira a partir das 17 horas.

Na ocasião, contaremos com a presença da atriz, poeta e escritora Cristiane Sobral que estará nos brindando com um sarau poético e fará o lançamento do seu Livro: "Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz."

À primeira vista, é um livro sobre cabelos. E talvez seja. Mas também é sobre mulheres, resistência, sobrevivência, luta, conquista, sexualidade, maternidade, saudade, identidade. Identidade negra. Uma mulher negra deixando uma carta-bomba para outras, a fim de que todas possam um dia explodir em sua consciência negra e implodir todo o racismo, machismo e sexismo que ainda tanto nos oprime. Cristiane Sobral fala sobre si, sobre nós, sobre eles, elas, todos e todas que respiram o ar brasileiro que nos sufoca, um Brasil que eles preferem não ver: mulheres negras empoderadas. A base da pirâmide hierárquica questionando sua posição no mundo. 

Não há como negar a importância social de enegrescer o discurso e brindar a população negra com este testemunho vivo de uma consciência e de uma vivência afrocentrada. Com sensibilidade e delicadeza, por um lado, e força e ira, por outro, Sobral apresenta uma realidade que apenas outra mulher negra reconhece: a construção da própria autoestima, o reconhecimento dos cabelos como instrumento político, uma experiência amorosa afrocentrada, entre tantos da poesia de Cristiane Sobral.

Sobral, Cristiane. (Joceline Gomes) 
Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz. Poesia. Brasília. Ed. Dulcina.1 ed. 2014.